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Comunicação 360º: como integrar estratégias online e offline na sua empresa



Você deve estar se perguntando: qual é o significado da comunicação 360º? Trata-se da distribuição das informações sobre a empresa de maneira integrada. Isso garante resultados positivos nas ações online e offline, pois elas são coerentes e combinam com a imagem do negócio.

Dessa maneira, as ações desenvolvidas nos dois ambientes não devem-se anular e sim devem se complementar, e completar como parte de uma estratégia maior, formando uma linha única de comunicação e com um propósito único. Portanto, é importante que as práticas desenvolvidas apresentem conexão entre si.

Como fazer isso? Continue lendo o post, pois explicaremos como unir as estratégias online e offline do seu negócio e citaremos exemplo de empresas que juntaram essas práticas de forma efetiva. Vamos lá?


O que é a comunicação 360º?

Antes de explicar como integrar as ações onlline e offline é necessário entender primeir o conceito de comunicação 360º. Nessa metodologia são desenvolvidas estratégias que integram diversas áreas da empresa. Entre elas estão o marketing, design gráfico, promoções, propagandas e redes sociais. Trata-se, portanto, de uma comunicação completa e que é feita com o objetivo de otimizar os resultados dos negócios.


Quais são as ações que integram as estratégias online e offline?

Em primeiro lugar, é preciso desenvolver uma linguagem que seja coerente nos dois ambientes. É possível, por exemplo, participar de feiras e eventos com a finalidade de abrir novas possibilidades de negócio, elaborar planos para o crescimento das lojas físicas e buscar formas de conquistar novos clientes. Vamos detalhar cada estratégia abaixo. Confira!


Planejamento da linguagem da empresa

Sem dúvida, essa é a primeira ação a ser tomada com a intenção de integrar as práticas online e offline do seu negócio. Dessa forma, o ouvinte consegue entender mais facilmente a mensagem passada pela companhia.

Quando a linguagem é padronizada e sincronizada nas diferentes mídias (redes sociais, propaganda nos diferentes canais), a identidade da marca se fortalece no mercado. Isso aumenta as chances dos consumidores lembrarem de você, pois eles terão uma visão clara do seu negócio. Assim,, a sua empresa tem uma comunicação 360º, pois ela é realizada de forma completa, considerando o público e os principais canais de interesse dele.

Vale lembrar ainda que é importante focar os produtos e serviços de acordo com os interesses dos consumidores. Dessa maneira, você otimiza tempo, recursos investidos e ainda consegue melhores resultados em comunicação.

Se o seu produtos decide, por exemplo, adotar uma linguagem mais simples no ambiente online, ou seja, evitando termos técnicos e fazendo explicações de forma didática, será necessário adotar esse mesmo comportamento nas situações offline. As ocasiões podem ser em uma venda presencial, consultoria, propaganda em mídias tradicionais como rádio, televisão etc.

Nesses casos, será necessário esclarecer com detalhes as dúvidas do ouvinte e não deixar margem para dúvidas. Vale destacar ainda as qualidades e os benefícios do produto, a importância do serviço prestado (pense como o consumidor pode ser beneficiado por ele). Isso aumenta a confiança dele e pode fazê-lo se tornar um cliente fiel.


Participação em feiras e eventos

Trata-se de uma possibilidade de abrir novos contatos e estreitar relações para muitos negócios, principalmente aqueles que atuam em áreas mais específicas. Porém, o investimento para fazer parte de alguns eventos pode ser alto e ainda é difícil medir o retorno do que será gasto.

Vale lembrar ainda que os leads gerados nessas ocasiões costumam “esfriar” com frequência. Muitas vezes isso acontece devido à demora em fazer um contato posterior e pela dificuldade de organizar esses contatos, por causa da distribuição dos cartões de visita em excesso.

Agora, você deve estar se perguntando: como reverter esse quadro? Existem algumas estratégias do marketing digital que podem ajudá-lo. Entre elas estão a produção de conteúdo com a intenção de informar sobre o evento e educar o público em relação a importância dele.

Dessa forma será criado um relacionamento pré-evento e você terá mais informações sobre o seu público. Isso vai proporcionar uma melhor abordagem durante a feira, pois saberá quais são os principais interesses, problemas e anseios dele.

Ainda é possível criar páginas de capturas específicas destinadas ao evento com a intenção de saber quantas pessoas estão interessadas em participarem na feira.


Desenvolvimento de planos de vendas

Várias empresas usam internet com a intenção de manter um relacionamento com os clientes, especialmente aqueles que são fiéis, e engajar potenciais leads que estão online. A estratégia contribui para  otimizar os resultados de vendas (área fundamental para a continuidade dos negócios, pois sem venda não há receita) e melhorar os resultados.

Você pode aproveitar os canais existentes na internet (sites, mídias sociais ou e-mails) para divulgar promoções ou fazer sorteios de, por exemplo, viagens, brindes ou qualquer outra forma de mimo aos clientes que interagirem nas páginas.

É possível também comunicar as mudanças e as novidades do seu negócio por meio do e-mail marketing. Não se esqueça de medir o engajamento das campanhas e descobrir se as ações estão dando certo ou não.


Desenvolvimento de estratégias para prospectar clientes

Algumas práticas podem ser adotadas, como a inserção de um link amigável (com URL curta, por ser de fácil memorização e compartilhamento) em outdoors, flyers, etc. Essa estratégia ajuda a criar gatilhos para conversões específicas. Elas possibilitam criar ou fortalecer o relacionamento e ainda é possível, saber a origem desse cliente que foi atraído por uma mídia offline.

Você também pode aproveitar os canais online com a intenção de incentivar que os clientes indiquem os seus amigos para conhecer ou comprar algum produto da sua empresa. Dessa forma, diminui-se o custo de aquisição de cliente.


Quais foram as empresas que integraram ações online e offline com sucesso?

Alguns negócios obtiveram sucesso na estratégia de integrar as ações nos dois ambientes. Agora, daremos alguns exemplos de empresas que deram muito bem nisso. Continue lendo!


Renault

A fabricante de veículos buscou analisar a paixão dos fãs. No Facebook, eles foram convidados a mostrar o seu amor pela marca por meio dos links.

A cada curtida na página seria acrescentado um like na caixa, até que o objeto pesasse o suficiente para levantar o carro. Por meio dessa ação, a empresa conseguiu 12 mil novas curtidas e 60 mil visualizações. Nada mal, concorda?


Toddy Argentina

A marca estimulou os consumidores a criarem um vídeo com a intenção de divulgar o cookie da empresa. As ideias sugeridas pelos internautas foram usadas na campanha.

As melhores sugestões foram escolhidas por atores especializados e eles fizeram os comerciais transmitidos ao vivo pelo YouTube.

Com a hashtag #MicomercialToddy, a campanha gerou um alto engajamento nas redes sociais. A empresa teve mais de 12 milhões de interações no Facebook, Instagram Twitter e Snapchat.

Por se tratarem de ambientes totalmente diferentes, não é fácil conciliar as estratégias online e offline. Porém, todo esforço é válido, pois isso reforçará a criação da marca do negócio e fará com  que a sua empresa seja mais lembrada. Além disso, os investimentos em comunicação serão otimizados, porque estarão direcionados de acordo com o planejamento. Dessa forma, ficará mais fácil para conseguir clientes fiéis e que sejam defensores dos ideais da marca ou produto.

O que achou das dicas de integrar as estratégias online e offline? Está pronto e tem interesse em implementar a comunicação 360º no seu negócio? Entre já em contato com a gente.

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