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Qual é o papel da identidade visual em uma rede de franquias ou lojas?


A identidade visual é o primeiro ponto de comunicação entre uma empresa e seu público e, por isso, é essencial para o desenvolvimento de uma determinada marca em seu mercado de atuação.


No contexto de uma rede de franquias ou de lojas, a identidade visual tem um papel ainda mais importante, pois deve padronizar os materiais gráficos, cores, logotipo e tipografia, entre outros aspectos para fixar o conceito da marca na percepção do consumidor.


Portanto, neste conteúdo mostraremos a importância da identidade visual para uma rede de franquias e quais os benefícios que ela pode proporcionar ao negócio. Acompanhe a leitura do artigo para saber mais!


O que é identidade visual?


O termo, quando usado no contexto empresarial, faz referência ao conjunto de elementos — imagens, cores, tipografias, materiais visuais para divulgação etc. — que caracterizam uma determinada empresa, diferenciando-a de suas concorrentes.

De forma simplificada, podemos afirmar que a identidade visual é a personalidade de um negócio, já que reforça seus valores, anseios e propósitos, de modo a posicioná-la diante do mercado e dos clientes.


Por que a identidade visual é tão importante para uma rede de franquias?


Mediante o crescimento de uma operação, é comum que a rede precise se expandir e abrir novos pontos de venda, correto? Sendo assim, a identidade visual é essencial para que os atributos primordiais da marca sejam mantidos, permitindo que o público a reconheça de imediato.


Dessa forma, é possível estimular o reconhecimento da marca e motivar a compra com base na credibilidade, experiência positiva e confiança na empresa.


Portanto, padronizar a identidade visual em uma rede de franquias é uma das maneiras mais acertadas de trabalhar a construção do branding e agregar valor mercadológico ao negócio.


Quais as vantagens da identidade visual para uma rede de franquias?


Agora que já tem uma perspectiva mais ampla sobre o conceito de identidade visual e por que ele é tão importante para uma rede de franquias, mostraremos os principais benefícios que ela pode proporcionar a uma marca.


Reconhecimento da marca

O reconhecimento da marca exige muito investimento, tempo e esforço, mas os benefícios que ele pode gerar são inestimáveis, principalmente em relação à fidelização de clientes ao negócio.


Por exemplo, qualquer pessoa, ao observar a letra "M" em amarelo em um fundo vermelho, sabe que representa o McDonald's em qualquer lugar do mundo.


Esse tipo de reconhecimento é fruto de muitos anos de investimento na padronização da identidade visual e em ações e campanhas de marketing bem sucedidas.


Atração

O fortalecimento da imagem do negócio, no que se diz respeito à apresentação da marca ao mercado, proporcionado pela padronização da identidade visual, é uma consequência direta e pode ser uma ferramenta valiosa na missão de atrair novos consumidores ao estabelecimento.


Ao ter sua marca consolidada no mercado por meio de uma identidade visual harmônica e consistente, a empresa passa a ter credibilidade pelo ponto de vista do público e, por consequência, conquista a confiança e atrai novos clientes, aumentando as vendas.


Vínculo com o consumidor

Criar vínculos com os consumidores é uma das mais eficientes estratégias para consolidar uma marca no mercado, mas para isso é necessário estabelecer pontos de conexão com os clientes.


Nesse sentido, a identidade visual tem um papel importante, pois ajuda a empresa a ser reconhecida, lembrada e associada a conceitos preestabelecidos na mentalidade do público.


Se todas as experiências de consumo no estabelecimento que o cliente se lembrar forem positivas, ao identificar a identidade visual da marca, ele resgatará boas memórias a respeito do negócio e terá a sensação de ter um vínculo com a marca — mais um ponto positivo para a fidelização.


Consolidação no mercado

Outro ponto muito interessante que a identidade visual padronizada em uma rede de franquias pode gerar é a consolidação da marca em seu segmento. Ou seja, independentemente de quantos anos a empresa tenha no mercado, o fato é que, quando a identidade visual é bem trabalhada, as pessoas reconhecerão a marca e farão atribuições positivas ao negócio.


Como já foi dito, a identidade visual representa a personalidade da empresa com todos os seus valores, princípios e anseios. Quando bem trabalhada, ela pode perpetuar seu conceito por décadas diante dos consumidores.


Aumento das vendas

O design da identidade visual, aliado à qualidade dos produtos oferecidos e às experiências que o cliente tem na loja, são ferramentas poderosas de marketing.

Quando os materiais gráficos, cores e outras características da identidade visual são desenvolvidas com coerência, bom senso e profissionalismo, as chances de não apenas vender mais, mas também manter uma ótima frequência de vendas, são significativamente aumentadas.


É importante se colocar no lugar do consumidor e entender que a primeira impressão que ele terá da marca é a que ficará mais fixada em suas lembranças.


Portanto, é fundamental que todos os traços que componham o design e a comunicação do estabelecimento condigam com as lojas da rede de franquias. Lembrando que para desenvolver uma identidade visual com forte presença, é necessário contar com o auxílio de uma agência de publicidade especializada.


Lucratividade

Por fim, uma das maiores vantagens do reconhecimento da identidade visual em uma rede de franquias é o considerável aumento da lucratividade do negócio. Afinal, uma marca reconhecida gera mais vendas, fideliza mais clientes e, consequentemente, desperta o interesse de mais consumidores.


Vale destacar, mais uma vez, que para obter esse tipo de reconhecimento e ter a marca consolidada no mercado é necessário realizar ações de marketing fundamentadas em análises sobre o perfil do público-alvo do negócio, para que todo o planejamento estratégico das campanhas seja baseado nas necessidades reais e preferências dos clientes.


Como você pôde conferir, a identidade visual tem um papel indispensável em uma rede de franquias. Padronizá-la é uma das melhores formas de fixar o conceito da marca na mentalidade do consumidor e estimular as compras por confiança.


Ainda existe algum ponto que você não entendeu sobre a importância da identidade visual para uma rede de franquias ou lojas? Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Então, entre em contato com a gente para descobrir!

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