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Fique por dentro da real importância do trade marketing no varejo


O varejo é um dos segmentos comerciais do mercado que mais movimenta capital todos os anos. Por isso, é um setor que se reinventa constantemente, gerando diversas estratégias e recursos de marketing para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor.


Sendo assim, podemos afirmar que o trade marketing no varejo tem um valor especial entre as formas de apresentar produtos e serviços ao mercado. Por isso, neste post mostraremos o que é trade marketing e por que ele é tão importante quando aplicado nesse segmento. Acompanhe a leitura para conferir!


O que é trade marketing no varejo?

Trade marketing consiste em um conjunto de atividades que a indústria de consumo (atacado ou varejo) utiliza para focar nos canais de distribuição. Em outras palavras,

são os processos pelos quais a empresa (fabricante) promove o contato entre sua marca e o consumidor, seja ele outra companhia, seja ele o cliente final.


As estratégias do trade marketing no varejo dependem da área comercial da empresa, já que variam de acordo com cada produto, tendo a abordagem e o tipo de proposta definidos mediante o que a equipe de vendas pretende fazer.


Por que o trade marketing é importante para o varejo?

A seguir, mostraremos alguns dos pontos mais relevantes e benefícios que o trade marketing proporciona quando suas estratégias são bem definidas no varejo.


Torna a marca mais visível em seu mercado de atuação

Campanhas e ações para promover o trade marketing no varejo fazem com que os produtos ou serviços da empresa se mostrem relevantes pelo ponto de vista do consumidor e dos parceiros de canais de distribuição.


O trade marketing ajuda a reforçar as características e diferenciais competitivos da marca por meio da comunicação, influenciando a percepção de valor não apenas no círculo de relações comerciais entre varejistas, atacadistas e fornecedores, mas também para o consumidor final.


Lembrando que qualquer investimento para amplificar o conhecimento de marca é capaz de produzir efeitos de médio a longo prazo, consolidando a empresa em seu nicho.


Otimiza a experiência do consumidor

Um dos pontos importantes no trade marketing é que ele utiliza os diversos canais de comunicação e métodos da empresa para promover seus produtos e serviços, desde grandes apresentações e exposições para criar um ambiente atrativo — estimulando o contato com a marca em diferentes contextos — até simples ofertas que incentivem a compra no ponto de venda.


Esse tipo de situação traz grandes oportunidades para gerar experiências únicas ao público, além de resultar em momentos positivamente marcantes, beneficiando de forma significativa a relação entre a marca e seus clientes.


Nem sempre é preciso criar um ambiente temporário, pois a ideia de investir em uma relação que traz privilégios mútuos, por si só, já tem efeitos de longa duração, já que acaba consequentemente fidelizando os consumidores à marca.


Proporciona relações sólidas com os varejistas

No papel de fabricante — o responsável pela produção de um determinado produto ou serviço — você precisa desenvolver relações mais profundas com os varejistas, pois isso beneficia as transações comerciais.


Incentivos e promoções estratégicas frequentes são ações de trade marketing no varejo que podem motivar e alavancar o índice de recompra. Ou seja, como mencionamos no tópico anterior, ajudam a fidelizar clientes.


Afinal, qualquer consumidor que receba um tratamento especial e tenha uma experiência positiva tende a comprar novamente com a marca, não é verdade?

Por isso, faz sentido que o trade marketing crie situações que favoreçam esse tipo de aproximação e deem credibilidade às relações entre fabricantes e parceiros em uma rede distribuição.


Tem ainda mais valor agregado com o auxílio do marketing digital

É notável que o trade marketing passou por uma evolução significativa com o decorrer dos anos, mas, com o auxílio de estratégias de marketing digital, ele pode se tornar ainda mais eficiente.


As ações promocionais realizadas no ambiente digital têm a tendência de gerar mais dinamismo e engajamento para a estratégia, além de permitirem que cada nova etapa possa ter seus resultados mensurados por meio de métricas de desempenho.


Apesar de o campo de atuação desse segmento do marketing ainda não ser muito explorado, inúmeras organizações já têm se beneficiado dos efeitos que ele pode causar no âmbito da internet.


Recursos de marketing digital como a produção de conteúdo, divulgação em sites/blogs, ações em plataformas de mídia social e envio de e-mail marketing também são ferramentas passíveis de utilização nesse tipo de estratégia, podendo trazer resultados satisfatórios.


Traz uma visão estratégia da empresa

É evidente que cada empresa tem suas necessidades específicas e públicos distintos, correto? Sendo assim, é imprescindível ter uma perspectiva ampla a respeito do negócio, antes de iniciar um planejamento estratégico.


O planejamento estratégico deve ser a primeira etapa em uma longa jornada de trade marketing no varejo. Ele deve inicialmente instruir e posicionar o cliente para, apenas depois, serem decididas quais ações devem ser executadas.


Com base nesse contexto, podemos afirmar que as iniciativas devem implicar em uma visão abrangente sobre a execução, pois apenas desse modo é possível obter resultados efetivos e mensuráveis.


Os profissionais responsáveis pela realização do trade marketing na empresa precisam ter uma visão extensa sobre o negócio como um todo. Até porque é necessário, em alguns casos, alterar procedimentos que, apesar de já estarem consolidados, não geram mais os resultados almejados.


Por isso, é fundamental que os profissionais sejam ousados e busquem sempre se atualizar na área. Certamente, esse pode ser um diferencial competitivo, já que muitas empresas sequer conhecem o conceito de trade marketing no varejo.


Contribui para a proposta de valor do produto

O consumidor moderno está mais exigente em relação aos seus fornecedores e às experiências de compra. Portanto, cada vez mais se torna necessário encontrar um modo de agregar valor às propostas de seus produtos, comunicando isso com clareza.

A proposta de valor, por sua vez, deve ser fundamentada pela posição estratégica da empresa, sendo definida no planejamento.


Se esses recursos não forem respeitados, torna-se difícil atribuir o valor ao produto de venda ou, ainda pior, o valor pode se perder, causando desperdício de esforços em suas ações de trade marketing no varejo.


Como você pôde conferir neste post, o trade marketing no varejo é um conjunto de ferramentas e métodos indispensáveis para o sucesso das estratégias promocionais de uma marca em seu mercado de atuação.


Além disso, você também conferiu algumas vantagens que ele pode proporcionar e como é importante se manter atualizado nesse segmento para gerar diferencial competitivo à sua empresa.


Agora que você já conhece a verdadeira importância do trade marketing no varejo, não deixe de conferir também as principais estratégias de marketing digital para melhorar a performance de sua empresa!

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