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Quando contratar uma agência de publicidade para a sua empresa


Seja você empresário ou representante do marketing de uma empresa, já deve ter se perguntado ao menos uma vez: será que está na hora de contratar uma agência de publicidade? Não se preocupe, pois você não está sozinho nesse barco. Pelo contrário, é bastante comum que gestores passem por esse dilema, especialmente durante uma fase de crescimento.


Quer entender de uma vez por todas se você já está nesse momento? Então acompanhe a leitura até o fim para identificar os principais sinais e confira alguns cuidados ao tomar essa decisão.


Quais os principais indícios de que está na hora de contratar uma agência de publicidade?

Se a dúvida sobre contratar uma agência está rodando sua mente há um tempo, esse já é um bom sinal. Entretanto, existem outros indícios práticos que podem tornar essa decisão mais clara. A seguir você conhece alguns deles.


Ausência de planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para colocar uma campanha no ar. Quando você não tem essa visão, tanto a gestão da campanha quanto a mensuração dos resultados são prejudicadas.


Essa noção estratégica é fundamental para alinhar a atuação de uma marca em diferentes canais. Além disso, ela também garante que “a mesma língua” esteja sendo falada independentemente de onde aconteça o ponto de contato com o cliente. Nesse sentido, a expertise de uma agência full-service pode trazer grandes vantagens à experiência multicanal de seus parceiros.


Pouco tempo para a gestão das campanhas

Existem diversas ferramentas capazes de otimizar e automatizar os processos do marketing, especialmente voltadas ao marketing digital e ao inbound marketing. Entretanto, muitas vezes é preciso tempo para dominá-las completamente e também para treinar seus colaboradores em cada uma delas.


Se a falta de tempo é um problema atual na sua empresa, talvez esteja mesmo na hora de contratar uma agência de publicidade e desafogar algumas das tarefas da sua equipe.


Colaboradores pouco qualificados

O dinamismo do mercado força as empresas a encontrarem diferenciais por meio da diversificação. Isso significa que é preciso estar por dentro das principais novidades tecnológicas e atuar em diferentes canais de forma relevante.


Por conta disso, é possível que você e sua equipe de marketing não tenham todos os conhecimentos necessários para atuar em todas essas frentes. Nesse caso, contar com o suporte de uma agência— especialmente uma que contemple o modelo full-service — pode ser uma boa estratégia.


Resultados não avaliados

O que acontece depois que você coloca uma campanha no ar? Sua equipe tem as ferramentas e a qualificação necessárias para otimizá-la ainda durante sua execução? Se você respondeu não para pelo menos uma dessas duas perguntas, existe um forte indício de que sua equipe pode tirar grande proveito do suporte de uma agência.


Avaliar os resultados é fundamental para aprimorar as entregas e produzir material cada vez mais relevante ao seu público. A longo prazo, isso significa não apenas mais vendas (quantidade), mas também uma maior fidelização (qualidade).


Necessidade de redução de custos    

Engana-se quem acha que contratar uma agência traz mais custos ao departamento de marketing. Quando você faz uma campanha sem planejamento estratégico e sem acompanhamento de resultados você gasta muito ou, em alguns casos, fica até mesmo sem o valor investido.


Por conta disso, é preciso ter uma noção mais clara sobre o retorno do seu investimento. O ROI pode (e deve) ser calculado, considerando, inclusive, o fee da agência contratada. Entretanto, os resultados passam a ser acompanhados bem mais de perto e existe a possibilidade da realização de testes A/B, o que permite otimizar uma campanha ainda enquanto ela está no ar.


Como qualquer investimento, ele precisa ser bem feito. Por isso, siga a leitura para entender como acertar na escolha de uma agência para o seu negócio.


Quais os cuidados aos contratar uma agência?

Você chegou até aqui e já entende que precisa contratar uma agência de publicidade para a sua empresa. Contudo, saiba que alguns cuidados são importantes ao tomar essa decisão.


O mercado está cada vez mais disputado e é preciso comparar as diversas opções para escolher aquela que tem maior afinidade com o seu negócio. Confira algumas dicas a seguir.


Serviços ofertados

Contratar uma agência deve ser uma forma de somar tanto às suas entregas quanto aos seus resultados. Portanto, é importante estar atento ao custo-benefício apresentado. 

Os serviços ofertados pela agência são interessantes para você? Como ela se propõe a apresentar os resultados? Ela vai atuar em mídias específicas ou trabalha em um modelo full-service?


Solicite mais de um orçamento e compare as propostas. Fique atento e desconfie de quem pratica preços muito fora do mercado — tanto para mais como para menos.


Portfólio

Ao contratar uma agência, é importante conhecer os trabalhos anteriores. Com quais mídias ela costuma trabalhar? Quais os nichos de mercado atendidos com mais frequência? Essas respostas podem dizer se a empresa tem a expertise que seu negócio precisa ou não.


Outra vantagem de checar o portfólio de uma empresa é conhecer as marcas para as quais ela já atuou. Assim, é possível entender a qualidade da entrega e a capacidade criativa dos colaboradores.


Credibilidade no mercado

Como falamos, o mercado de comunicação está cada vez mais disputado. São diversas as tecnologias que podem contribuir para entregas cada vez mais aperfeiçoadas. Porém, um atendimento de qualidade, o cumprimento dos prazos e o respeito aos clientes ainda são características fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.


Pesquise sobre a reputação da marca, as avaliações em redes sociais, como Facebook e Reclame Aqui, podem ajudar. Se possível, converse também com antigos clientes e funcionários — entender a postura da agência pode ser fundamental para a sua decisão.


Contratar uma agência de publicidade traz diversas vantagens e pode ser decisivo para a tomada de decisão dentro de um negócio, principalmente durante um período de expansão. Se você já observa os sinais que listamos aqui, esse tipo de parceria pode ser tudo de que você precisa. Agora basta seguir as nossas dicas para ter sucesso também nessa escolha.


Esperamos que este texto tenha sido útil para você. Aproveite para conhecer nosso portfólio online e entre em contato com a gente agora mesmo para conhecer as soluções que podemos oferecer ao seu negócio.

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