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Performance digital: como uma agência especializada pode ajudar você



Diversos nichos de mercado se adaptaram às mudanças tecnológicas trazidas pelo advento e popularização da internet. Não foi diferente com o marketing. Ainda que hoje em dia as melhores estratégias contemplem a união entre o modelo tradicional e o digital, é possível observar algumas diferenças entre essas práticas e, assim, tirar o melhor proveito de cada uma delas.


Uma das principais mudanças trazidas pelo marketing digital é a possibilidade de monitoramento em tempo real, algo que não acontece no marketing tradicional. Garantir uma boa performance digital passou a ser um importante objetivo de diversos negócios que já entenderam a importância do investimento em anúncios online.


Quer saber mais sobre o tema e entender como uma agência especializada pode ajudar o seu negócio? Basta acompanhar a leitura deste texto até o fim. Vamos lá?


O que é marketing digital de performance?


marketing digital nada mais é que o emprego de estratégias comunicacionais no meio digital. Assim, são utilizadas ferramentas diversas, entre elas as redes sociais e os blogs. Quando voltado à performance digital, essa prática torna-se ainda mais estratégica.

O principal objetivo do marketing de performance é produzir mais com menos. O trabalho é especialmente focado em gerar resultados positivos à empresa, o que implica a mensuração e otimização de retornos em tempo real.


Outra característica dessa estratégia é a criação de campanhas com alto grau de personalização. Isso garante que a comunicação realmente atenda às necessidades dos clientes, o que aumenta as chances de conversão e, como consequência, de um resultado positivo.


Quais as principais ferramentas utilizadas?


O marketing de performance pressupõe o investimento em mídia online. Existem diversas ferramentas que possibilitam isso, geralmente vinculadas às suas respectivas redes sociais, além do Google. Aqui, abordamos um pouco mais a fundo duas principais delas. Confira!


Google AdWords

O Google AdWords é o veículo de anúncios do Google. Sabe quando você faz uma pesquisa e os primeiros resultados costumam ser destacados dos demais? Esses são os chamados links patrocinados, um dos principais modelos comerciais da marca.


A ferramenta possibilita a segmentação de público e a compra de palavras-chave por meio de lances. De fato, esse tipo de anúncio funciona de forma muito parecida com um leilão: você verifica quanto vale uma palavra a ser buscada e define o valor que está disposto a investir por ela, dentro de determinado período de tempo.


É por meio do Google, também, que você pode investir no YouTube. Lá, são diversas as modalidades disponíveis, como: banner, trueview e in-stream.


Facebook Business

Atualmente é possível gerenciar anúncios no Facebook e no Instagram por meio do Facebook Business. Trata-se de uma plataforma, dentro da própria rede social, disponibilizada para todas as páginas que manifestaram interesse em investir nesses canais por meio da criação de um gerenciador de anúncios.


Além da possibilidade de segmentar o público, estipular o valor desejado a um investimento — onde não existe um preço mínimo — é possível também escolher entre diversos modelos de anúncios. Carrossel, vídeo, link, imagem e stories são só alguns dos exemplos disponíveis.


Como uma agência especializada pode ajudar?


Uma das principais diferenças do marketing digital com relação ao tradicional é a possibilidade de mensuração de resultados em tempo real. Como consequência, isso possibilita a otimização de campanhas enquanto elas ainda estão sendo veiculadas.

É nesse contexto que a contratação de uma agência pode fazer toda a diferença na sua estratégia de performance digital. Saiba mais a seguir.


Análise do público-alvo

Para garantir bons resultados, é preciso conhecer a fundo o cliente. Enquanto o marketing tradicional costuma trabalhar com o conceito de público-alvo, mais amplo, o marketing digital adota a persona, mais específico.


Trata-se de um personagem semifictício que espelha as características de um cliente ideal. É possível aprofundar hobbies, gostos, principais fontes de informação, ocupação, especialmente porque as ferramentas utilizadas permitem esse grau de segmentação.


Por conta do alto nível de personalização exigido para garantir uma boa performance digital, a agência pode ser útil na criação e aplicação de pesquisas e testes que ajudem a desenhar essa persona e seus hábitos de consumo.


Identificação de objetivos

A mensuração constante dos resultados é uma das grandes vantagens do marketing digital. Contudo, ela precisa estar alinhada a objetivos mais amplos da empresa. Isso também se faz necessário porque as ferramentas de performance fornecem diferentes objetivos em suas plataformas.


Para o Google AdWords ou o Facebook Business, por exemplo, o objetivo de uma campanha nada mais é que a definição do que será cobrado. Você pretende pagar por tráfego? Conversão? Interação? São diversas as possibilidades e o estabelecimento desse objetivo influencia nas métricas que podem e devem ser analisadas.


Investimento em mídia

Depois de entender a parte estratégica chegamos na parte prática do marketing de performance. As ferramentas do Google e do Facebook são em geral intuitivas e com um layout fácil. Entretanto, são diversas as funcionalidades oferecidas e frequentes as mudanças e alterações que visam melhorias.


Nesse contexto, contratar uma agência especializada, em que os profissionais têm bastante familiaridade com essas ferramentas, pode significar economia não só de tempo como de dinheiro. Afinal, além de segmentar o público e escolher os objetivos, a otimização constante de uma campanha deve fazer parte da estratégia para gerar os melhores resultados possíveis.


Monitoramento de resultados

O que garante os melhores resultados do marketing de performance é justamente a mensuração em tempo real. Como garantir esse nível de monitoramento e ao mesmo tempo focar no core business do seu negócio? Uma agência pode ser a resposta.


Além de fazer o acompanhamento contínuo, é possível contar com relatórios detalhados e que podem ir além de uma simples coleta de dados, trazendo também insights relevantes ao seu negócio.


A contratação de uma agência deve ser entendida como uma parceria. É preciso confiar nos profissionais envolvidos e ter todas as entregas muito bem acordadas. Dessa forma, é possível mensurar seus negócios de forma adequada para alcançar os melhores resultados.


Gostou deste texto? Esperamos que ele contribua para a sua performance digital. Aproveite e entre em contato com a gente para conhecer mais sobre nossos serviços. Teremos prazer em ajudá-lo.

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