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O que é identidade visual e qual sua importância para a imagem de uma empresa?

Atualizado: 30 de jul. de 2020

No mundo dos negócios, uma marca possuir um “rosto”, ou seja, uma identidade bem definida, é muito importante para seu destaque e reconhecimento no mercado em meio aos concorrentes, bem como ficar na lembrança dos consumidores, e por isso, esse assunto deve ser tratado com prioridade. Nesse artigo, mostraremos pra você como isso deve acontecer na prática da melhor forma. Acompanhe!

O que é identidade visual?

A identidade visual de uma empresa envolve seu nome, sua marca, as embalagens de seus produtos, e tem o objetivo de comunicar a seus consumidores e ao público em geral sobre quais são seus conceitos, filosofia, valores e posicionamento de mercado. Na prática, a identidade é feita de elementos visuais e gráficos que, juntos, mostram qual é a personalidade da empresa, e como ela enxerga a si mesma e aos outros na sociedade em que está inserida.

Para entender melhor esse conceito, basta usar a si mesmo como exemplo. Todas as suas características, como a maneira que penteia o cabelo, os acessórios que usa, o tipo de roupa que veste, o perfume que passa, tudo isso mostra quem você é, e qual é a sua essência. Esses elementos revelam sua personalidade, criando uma imagem única que diferencia você das demais pessoas.

E é isso que a identidade visual visa fazer para as marcas: destacar suas qualidades, as tornando interessantes e únicas, e fazê-las ser facilmente reconhecidas pelas pessoas nos momentos de compra. Os principais elementos que fazem parte da identidade visual são marca, tipografia, cores, e materiais de divulgação, como cartazes, flyers, anúncios, cartões de visita, e posts para as redes sociais.

Diferença entre identidade visual, marca e branding

Você já deve ter confundido esses três elementos, porém, eles se diferenciam de várias formas, mesmo fazendo parte do mesmo universo. Por exemplo: quando falamos de marca, estamos falando apenas do logotipo da empresa, ou seja, a representação visual de quem ela é, e como quer se posicionar no mercado. Já o branding se define como um amplo conjunto de estratégias, como planejamento e criação dos conceitos que revelem quem é a empresa, esses que vão muito além, apenas, das questões gráficas. Em síntese, podemos dizer que sem um branding bem planejado e definido, uma marca não cria sua identidade visual, pois é esse planejamento geral que define a personalidade que será desdobrada nos conteúdos visuais, como as peças publicitárias citadas anteriormente.

A importância da identidade visual

Grandes nomes do mercado são representados por imagens e cores que despertam a nossa memória. A maior importância de uma marca ter uma identidade visual bem definida é fazer dela um destaque onde está inserida em relação aos concorrentes, envolvendo as embalagens dos produtos, passando pelos seus pontos de venda, e indo até a sua comunicação em peças de divulgação, tanto impressas como digitais.

Por exemplo: imagine uma garrafa com rótulo vermelho e fonte branca, um fundo preto com um sinal de “check” branco, ou então a letra M amarela em um fundo vermelho. Se essas coisas te fizeram lembrar facilmente das marcas Coca-Cola, Nike e McDonald’s, pronto: você entendeu bem qual é a importância do investimento em uma boa identidade visual, pois seu reconhecimento foi imediato.

Ter identidade é essencial, tanto para pessoas quanto para marcas, pois é ela que carrega sua credibilidade, seu reconhecimento e seus valores, transparecendo sua missão e a tornando reconhecível em qualquer lugar. E quanto maior for a presença desses elementos no dia a dia de alguém, maior será a sensação de proximidade que as pessoas terão, e assim, seu produto ou serviço se tornará cada vez mais confiável, necessário e vendido.

Na agência, a criação de uma identidade visual necessita de vários profissionais especialistas em suas áreas, e assim passa por várias etapas, como briefing, planejamento estratégico, estudo de cores, análise de público, entre outros. Por isso, é muito importante contar com uma agência competente e especializada no assunto, e a Quest possui uma estrutura completa de departamentos e profissionais capacitados para a realização desse trabalho de forma eficiente. Para saber mais, entre em contato e receba uma proposta especial para sua empresa. Teremos prazer em atendê-lo!


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