top of page
  • Foto do escritorQuest Comunicação Total

Marketing digital para pequenas empresas



O marketing digital para pequenas empresas é uma das melhores estratégias para alcançar o público ideal. Assim, é possível que o negócio se diferencie dos concorrentes, saindo na frente na conquista de novos consumidores e aumentando o volume de vendas.

Mais do que desenvolver bons conteúdos, saber para quem e de que forma entregá-los são alguns dos passos para que a estratégia de marketing alcance as metas estabelecidas. Quer saber quais são os demais e o que é necessário a uma estratégia de resultado?

A seguir, você vai ficar por dentro de tudo o que envolve esse modelo de marketing e, assim, saberá exatamente como proceder. Vamos lá?


O que é marketing de conteúdo, afinal?

Quando se pensa em marketing de conteúdo, a primeira imagem que vem à mente são textos para sites e blogs. Entretanto, trata-se de mais do que isso.

Em especial para empresas que estão começando a desenvolver seu marketing digital, essa estratégia consiste em uma jogada de longo prazo, na qual serão criados materiais para diversos formatos. O objetivo é atrair a persona, prendendo sua atenção, e, com isso, construir um relacionamento mais forte, aumentando o engajamento e a autoridade da marca.

Em resumo, o marketing de conteúdo nada mais é do que a criação de conteúdos relevantes, de qualidade e que auxiliem a persona, resolvendo suas dores. A criação desses materiais tem diversos objetivos, mas os principais são: atrair clientes e aumentar o poder de venda.

A proposta de tal tipo de marketing é, por meio de conteúdos que respondam às dúvidas das personas, trazer soluções para seus problemas e gerar leads qualificados, que se tornarão clientes da marca.

Um dos maiores desafios é criar e implantar táticas que ajudem a construir valores, trazendo credibilidade e confiança à marca. Mas uma estratégia bem elaborada e desenvolvida é o melhor caminho para que as empresas alcancem esses objetivos.


Quais são os benefícios dessa estratégia?

Como já dito, o principal objetivo do marketing de conteúdo é atrair clientes, gerando leads e contribuindo inclusive para encurtar as jornadas nas etapas do funil. Mas a estratégia vai além disso, trazendo outros benefícios para as empresas que a adotam. Veja alguns a seguir.


Criação de autoridade na internet

A partir do momento em que começa a produzir conteúdos com informações relevantes, a marca passa a trabalhar sua autoridade digital. Assim, a empresa mostra como tem conhecimento sobre o ramo em que atua, transmitindo a ideia de que somente ela é capaz de resolver os problemas da persona.

Portanto, sempre que a pessoa tiver algo a solucionar, sabe que pode recorrer à marca para ter suas questões resolvidas. Isso também ocorre no momento em que ela precisa fechar uma compra: a companhia que vem à mente será aquela que está mais em evidência e contribuindo para a solução de seus impasses.


Melhor posicionamento nas pesquisas

Outro ponto com o qual um bom marketing de conteúdo contribui é o ranqueamento do negócio na internet. Afinal, quanto melhor for o conteúdo ofertado, maior será a quantidade de acessos aos sites e blogs. Consequentemente, mais bem posicionada a empresa fica nas pesquisas, o que contribui para alavancar suas vendas.


Atração do público certo

Como toda a estratégia é pensada e desenvolvida para uma persona específica, o marketing de conteúdo gera a atração dos clientes certos, facilitando o processo de conversão. Tal postura é muito mais indicada para aumentar as vendas do que focar em diversos públicos, o que causaria apenas perda de tempo, investimento e esforços.


Ganho de novos divulgadores

A partir do momento em que as pessoas descobrem que uma marca ajuda nas soluções de seus problemas, elas mesmas passam a divulgá-la. Isso contribui para que o negócio se torne referência no segmento de atuação não só para o público, mas para outras empresas.


Como aplicar esse modelo de marketing?

Muito além de se preocupar em apresentar o material para venda, o marketing de conteúdo educa o potencial cliente até que ele acredite que aquela empresa seja a mais indicada para a aquisição do produto ou serviço procurado. Porém, para a criação de uma estratégia de marketing adequada e funcional, é preciso saber para quem e por que o conteúdo está sendo criado.

Uma boa abordagem de marketing precisa ter a persona daquela empresa bem definida. Depois, é necessário trabalhar nos seguintes pontos para a obtenção de bons resultados:

  • planejar e elaborar conteúdos que atraiam e resolvam as dores da persona;

  • desenvolver os materiais em linguagem adequada;

  • manter uma frequência;

  • criar o conteúdo considerando o estágio de cada jornada;

  • distribuí-lo nos canais e momentos certos.

Para aplicar a estratégia de marketing de conteúdo de maneira mais eficaz, é indicado também:

  • manter o site ou blog atraente, atualizado e relevante;

  • fazer bom uso das redes sociais, mantendo-se ativo e interagindo de forma positiva com o público;

  • montar uma lista com os e-mails dos potenciais clientes e oferecer materiais ricos em troca;

  • desenvolver conteúdos equilibrados e diversificados, alternando entre textos, vídeos, infográficos, entre outros;

  • garantir que o conteúdo possa ser acessado a partir de diversos gadgets;

  • atingir o público certo, na hora ideal.

Por que utilizar o marketing digital para pequenas empresas?

A resposta é bem simples: porque as empresas que trabalham com essa forma de marketing geram muito mais leads do que as demais. Além disso, o marketing digital é uma das estratégias que gera menor custo para as marcas, mas traz excelentes resultados.

Para que você se convença ainda mais, veja outros benefícios do marketing digital para pequenas empresas:

  • chance de expor o negócio a outros potenciais clientes ao oferecer conteúdos dignos de compartilhamento nas redes sociais;

  • excelente forma de as pessoas conhecerem os produtos e serviços oferecidos sem que seja preciso lançar enxurradas de propagandas sobre elas;

  • quanto mais conteúdos relevantes, maior a credibilidade, o que faz com que as pessoas confiem e divulguem a marca;

  • aumento da visibilidade em pesquisas orgânicas, importante especialmente para empresas iniciantes;

  • solidificação da marca.


Agora que você já sabe que o marketing digital para pequenas empresas é, definitivamente, a melhor forma de converter leads, que tal dar início à sua estratégia?

Precisa de ajuda? Sem problemas! Entre em contato conosco e tenha todo o apoio de que precisa para sua campanha.

21 visualizações0 comentário
bottom of page