top of page
  • Quest Comunicação Total

Entenda a relação entre a comunicação 360º e as estratégias de marketing



A internet já tem sido utilizada para aumentar o poder de alcance das marcas há algumas décadas. Foram nos últimos anos — especificamente durante a popularização da banda larga e dos dispositivos móveis — que o cenário do marketing digital ganhou forças e se tornou uma das ferramentas mais promissoras da atualidade.


Dado o contexto, a comunicação 360º é uma das maneiras de engajar colaboradores e consumidores que mais tem chamado a atenção das empresas. O fato é, à medida que o mundo se torna mais conectado, as marcas têm reconhecido a importância de investir nesse setor.


Partindo desse contexto, elaboramos este conteúdo para que você entenda o que é comunicação 360° e qual a sua relação com as demais estratégias de marketing. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura do artigo para conferir.


O que é comunicação 360º?

É um conjunto de metodologias que têm como finalidade distribuir todas as informações sobre uma empresa de maneira integrada, para garantir a excelência dos resultados nas ações de marketing online e offline.


A prática tem se tornado cada vez mais comum, em especial nas companhias que não centralizam os seus investimentos apenas em um único canal de comunicação.


Com tantas ferramentas facilitando o acesso a produtos, serviços e conteúdos ilimitados, com apenas alguns toques na tela do smartphone, o cliente consegue obter informações de seu interesse a qualquer hora e em qualquer lugar.


Portanto, estabelecer uma comunicação 360° não é um mero capricho de empreendedores com visão inovadora, mas sim uma necessidade de sobrevivência em um mercado que se reinventa todos os dias, no qual o público sente cada vez mais necessidade de se conectar com as marcas que consome.


Como ela funciona?

O mercado tem se transformado constantemente, e isso acaba alterando o modo como o marketing é utilizado. Mas apesar dessas mudanças, a base de todos os processos continua sendo a mesma: a informação. Sem ela não há como uma mensagem ser transmitida por um emissor a um receptor — o que dá forma ao sistema de marketing.


Logo, conduzir a mensagem de maneira integrada em diferentes meios, seja nos formatos tradicionais ou na internet, é o grande objetivo e o desafio da comunicação 360º.


Já imaginou ter todas as áreas de comunicação da sua empresa devidamente interligadas? Propaganda, Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo trabalhando alinhadas em prol do negócio? É justamente assim que a comunicação 360º funciona!


Qual a relação da comunicação 360º com outras estratégias de marketing?

Como foi dito, a comunicação 360° nada mais é do que o conceito de utilizar o maior número de mídias — online e offline — para que a organização transmita a sua mensagem, promova a marca e divulgue seus produtos ou serviços.


Sendo assim, podemos afirmar que a ligação entre esse conceito e as demais estratégias de marketing se dá pelo fato de que ambas coexistem, por meio das mídias digitais e físicas. Veja alguns exemplos:


  • redes sociais;

  • televisão;

  • mensageiros instantâneos;

  • rádio;

  • outdoors;

  • busdoors;

  • SMS;

  • adsense;

  • anúncios em revistas e jornais;

  • notificações por push;

  • vídeos;

  • anúncios publieditoriais em blogs e sites;

  • e-mail marketing.


Obviamente, isso não pode ser feito sem planejamento e pesquisas sobre o comportamento dos consumidores e do mercado. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.


Como deve ser feita a integração entre elas?

Não basta “atirar para todos os lados” (ser multicanal). É preciso conhecer o seu público-alvo, a forma como ele se relaciona com as marcas que consome, seus problemas, ambições, entre tantas outras características particulares que determinam os melhores meios de comunicação para investir.


Para uma campanha ser considerada integrada é preciso desenvolver um bom plano de ação, incluindo todo o ciclo de vida do cliente e fazer uso dele a favor do seu negócio, no sentido de construir relações duradouras com os consumidores. Para isso, a empresa precisa de alguns itens. Veja abaixo.


Fazer um checklist para uma campanha em 360°:

É preciso segmentar os principais aspectos que integrarão o plano da campanha de comunicação 360°, como:

  • objetivos: é fundamental mapear os interesses dos seus consumidores, colocando-se no lugar do público-alvo (persona), para chegar aos melhores meios para alcançá-lo;

  • ações: considere a jornada do cliente e todo o caminho que ele percorre pelo funil de vendas para criar oportunidades que o levem a um momento de decisão;

  • segmentações: é preciso segmentar o público que será atingido com cada ação por meio de determinado canal. Restringir o público economiza orçamento e garante a eficiência da campanha;

  • articulações: por meio da integração de canais, as peças da campanha devem funcionar em sinergia. As mensagens devem transmitir uma mensagem unificada, independentemente da mídia;

  • metas: jamais invista todas as fichas em uma única mídia ou ação. Desenvolva uma estratégia que abranja resultados em diversos canais de comunicação;

  • monitoramento: assim é importante atingir as metas e monitorar a performance das ações é indispensável, pois uma das grandes vantagens do marketing digital é que ele oferece métricas para análises por meio de dados gerados pelo mercado.


Por que uma empresa deve adotar a estratégia de comunicação 360º?

Como você pôde perceber até aqui, a comunicação 360° permite que os consumidores e a marca possam se integrar, pois homogeniza a distribuição de informações, de modo que garanta resultados nas ações no meio digital e físico.


Antes de concluirmos, mostraremos alguns dos principais motivos que evidenciam porquê a empresa deve adotar uma estratégia de comunicação 360°.


Fideliza clientes

Quando a comunicação ocorre de maneira íntegra, a marca pode se posicionar estruturadamente, garantindo segurança aos seus clientes que, por sua vez, não sentem mais necessidade de buscar outra solução.


Desse modo, um dos principais benefícios de uma estratégia de marketing 360° é a fidelização dos consumidores ao seu negócio.


Valoriza a marca

O que determina o valor de uma marca é a forma como ela é percebida por seu público-alvo/clientes e, principalmente, quando a percepção é reforçada em cada oportunidade de contato.


O fato da comunicação 360° abranger uma grande variedade de canais, torna essa metodologia uma das ferramentas mais poderosas no fortalecimento da marca.


Abrange a visão sobre o mercado

Por atingir uma parcela maior de consumidores, o marketing 360° proporciona uma visão muito mais ampla sobre o mercado, e esse tipo de conhecimento é vital para o desenvolvimento de ações mais alinhadas às necessidades da persona, independentemente do canal escolhido.


Como você pôde conferir, a comunicação 360° não é apenas uma tendência em ascensão, mas sim uma realidade iminente. À medida que a tecnologia evolui e as formas de se comunicar e consumir são reinventadas, ela se torna mais necessária para compreender o comportamento do mercado e para onde ele irá.


Gostou do nosso post sobre qual a relação entre a comunicação 360º e as estratégias de marketing? Você tem experiências sobre o assunto que deseja compartilhar com a gente? Então aproveite a seção de comentários para deixar a sua opinião!

114 visualizações0 comentário
bottom of page