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Conheça as principais ferramentas de marketing digital para sua empresa!

Atualizado: 17 de Jul de 2018

Qualquer negócio precisa vender e ainda é necessário ter um bom relacionamento com clientes e fornecedores para continuar funcionando. Com o advento da internet, não se pode ignorar os canais virtuais nessa estratégia. Por isso, as ferramentas de marketing digital estão se tornando cada vez mais populares entre as empresas.

Porém, existem vários sistemas disponíveis e as inúmeras opções existentes podem causar confusão, principalmente aos iniciantes, pois é muita informação, concorda? Dito isso, vale lembrar que a escolha delas pode fazer total diferença ao seu empreendimento.

Mas fique tranquilo, pois neste post destacaremos quais são as principais áreas do marketing digital e quais são as ferramentas mais usadas em cada uma delas. Vamos lá?


Automação de marketing

Essas plataformas têm várias funções, como fazer Landing Pages (páginas criadas com o objetivo de conversão), agendar publicações nas redes sociais, automatizar os e-mails etc. Isso facilita na administração, possibilita o aumento da produtividade e contribui para a otimização das vendas do seu negócio.

Segundo a pesquisa da TechTrends 2018, as plataformas mais utilizadas das agências de marketing são a RD Station com 62,5%, seguida da Mautic e Hubspot, que são usadas por 13,8% e 10,5% das empresas do ramo, respectivamente. Todas as três ferramentas citadas são pagas.


E-mail marketing

É um dos principais locais de relacionamento com os clientes. Esse canal deve ser usado após a demonstração de interesse por parte dele. É importante que a pessoa tenha confiança no seu conteúdo e passe o e-mail. Isso pode ser feito por meio de um cadastro no seu site com o objetivo de receber mais informações sobre um produto ou serviço.

Por causa dessa proximidade, a comunicação deve ser personalizada e essas ferramentas facilitam no envio de e-mails que atendem a cada perfil de consumidor.

Ainda de acordo com o levantamento da TechTrends 2018, as plataformas mais utilizadas no mercado são a Mailchimp com 48,5% e a RD Station com 40,1% das empresas. A primeira ferramenta é gratuita para quem tem até 2.000 contatos e é em inglês, enquanto a segunda é paga e disponível em português.

Produção de conteúdo

Essas plataformas ajudam a registrar a estratégia de planejamento de produção de conteúdo e consequentemente melhorar a administração dos blogs ou sites.

Várias ações são documentadas nesse procedimento. Entre elas estão a definição de pautas, a quantidade de palavras ou caracteres em cada publicação, o tipo de texto — se ele tem como objetivo, por exemplo, ensinar as pessoas ou se deseja vender algo — e as diferentes etapas de produção dos artigos.

Segundo a pesquisa da TechTrends, as plataformas mais usadas são a Rock Content com 64,2% e a Contentools com 33%.


Gerenciamento de conteúdo

Essas ferramentas de marketing digital também são conhecidas como Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS). Elas ajudam a gerenciar a publicação de diversos conteúdos nos blogs ou sites. Também é possível criar e editar os posts e anexar publicações feitas em outros locais, como podcasts ou vídeos do YouTube.

De acordo com o estudo, 87,2% das empresas que usam o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo optaram pelo WordPress. Essa ferramenta tem a vantagem de ser intuitiva, ou seja, fácil de ser usada. Além disso, ela é gratuita.


SEO

Quem não quer aparecer no Google? É o principal buscador do mercado. Portanto, se a sua empresa está na primeira página, ela já sai na frente dos seus concorrentes, pois isso facilita a descoberta dos produtos ou serviços por parte dos clientes.

As ferramentas de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization ou SEO) ajudam os negócios a melhorarem o seu ranqueamento no buscador.

Essas plataformas têm várias funções, entre elas estão o desenvolvimento de melhorias nos sites por meio de plugins e análises, e a pesquisa de palavras-chave com o intuito de saber quais são os principais assuntos pesquisados pelos internautas em uma determinada área de atuação.

Segundo a TechTrends, os sistemas de SEO mais usados no mercado são o Google Search Console com 64,2%, a Yoast com 40,8% e a SEMrush, que é utilizada em 39,6% das agências. O primeiro programa é gratuito, o segundo é grátis para quem tem blog ou site no WordPress, enquanto a terceira ferramenta é paga.


Análise e monitoramento de resultados

Esses sistemas auxiliam a medir os resultados das ações de seu negócio na internet. Eles também ajudam a obter os melhores dados e métricas da sua empresa. Entre os pontos positivos de usar esse serviço estão a avaliação e o entendimento do engajamento de visitantes com o site ou blog.

Dessa forma, é possível medir o Retorno Sobre o Investimento (ROI) do que foi feito e saber quais são as estratégias que dão mais certo para atrair e engajar o público.

Segundo o estudo, 97,8% das empresas utilizam o Google Analytics. Essa ferramenta tem a vantagem de ser gratuita e ainda de ser fácil de usar.


Acompanhamento de redes sociais

Os sistemas de monitoramento auxiliam na administração das redes. Isso acontece porque eles possibilitam o agendamento dos posts, o acompanhamento das menções à empresa em diferentes canais e avalia como está o engajamento em cada rede social.

Por meio dos dados é possível pensar em ações a serem desenvolvidas com o objetivo de gerar interesse e depois atrair pessoas para conhecer, e depois comprar, os produtos ou serviços de um determinado empreendimento.

Segundo o levantamento da TechTrends 2018, as ferramentas mais usadas são a mLabs e a RD Station com 30,5%. A Hootsuite é adotada por 24,8% das empresas. O primeiro sistema é gratuito para instituições sem fins lucrativos. As empresas que não se enquadram nesse perfil podem testar gratuitamente a mLabs por 7 dias. Já as outras plataformas são pagas.


Agora você deve estar se perguntando: quais sistemas devo escolher? Não há uma resposta, pois isso depende das necessidades e da estrutura da sua empresa. O quanto ela pode investir em marketing? Quantos profissionais trabalham nesse setor? Quais são as métricas que preciso acompanhar? A resposta a essas perguntas vão facilitar na escolha dos sistemas adequados ao seu negócio.

Gostou das dicas sobre ferramentas de marketing digital? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude o seu time de vendas e os funcionários da sua empresa a conhecerem os sistemas que vão ajudar nas estratégias de marketing digital. Dessa forma, eles terão uma visão clara do que acontece no seu negócio, e consequentemente, poderão ajudá-lo melhor.

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