Com uma estratégia de conteúdo bem desenhada, a Matsuda Pet passou de 5.000 para 42.000 acessos por mês!
3,8 milhões de buscas são realizadas no Google a cada minuto, e a tendência é que esse número aumente cada dia mais. Esse dado mostra a importância de ter uma presença digital.
Aparecer no Google é uma necessidade, pois dificilmente as pessoas vão procurar respostas para suas dúvidas ou problemas fora da internet.
Para alcançar esse crescimento, o marketing de conteúdo teve um papel fundamental na estratégia criada para a Matsuda Pet. Continue a leitura e veja como e o que a Matsuda Pet conquistou com o blog!
Quem é a Matsuda Pet?
A Matsuda Pet faz parte do grupo Matsuda, empresa brasileira fundada em 1948, que atua em diversos segmentos do agronegócio, presente em todo território nacional e no mercado internacional. A Matsuda Pet é uma fábrica e distribuidora de ração para cães e gatos, e a linha pet é desenvolvida por especialistas em nutrição para animais de companhia. Esses alimentos são produzidos em modernas plantas industriais, onde a qualidade é prioridade.
Como elaboramos a estratégia de conteúdo?
Começamos a estratégia de conteúdo em abril de 2019 e foram envolvidos vários profissionais da Quest e da Matsuda Pet.
Primeiramente, criamos as personas e levantamos as principais palavras-chave do negócio. Para escolher essas palavras, levamos em consideração o nicho em que a Matsuda Pet está inserida e como eles querem se posicionar no Google.
Depois de levantar as informações, partimos para a produção de conteúdo. Todo mapeamento foi desenhado respeitando as regras do funil de conteúdo, trabalhando artigos de atração, consideração e decisão.
Principais conquistas da Matsuda Pet com nossa estratégia
1. De 0 a 33,8k de acessos no blog
A Matsuda Pet até então não possuía blog e ele foi criado assim que surgiu a ideia de trabalhar com Marketing de conteúdo. A primeira publicação aconteceu no dia 17/04/2019, com o artigo “Qual a ração ideal para os cães? Veja dicas sobre os alimentos”.
Em abril de 2019, o tráfego do blog era 0, ou seja, ninguém acessou o blog.
À medida que a estratégia foi sendo criada e os artigos sendo postados, os resultados começaram a aparecer. Em agosto de 2019 tivemos nossos primeiros acessos. Passaram de 0 para 178 acessos por mês, era pouco mas já era um bom começo.
O ano de 2020 veio com tudo. Finalizamos janeiro com um crescimento de 8.000% no tráfego do blog, saltamos de 178 acessos em agosto de 2019, para 14.820 acessos em janeiro.
De janeiro pra cá o crescimento não parou. Atualmente são 33,8k de acessos no blog.
2. De 0 a 7,6k palavras-chave indexadas no Google
Quando uma palavra-chave é indexada no Google, isso significa que o artigo postado já está sujeito a ser encontrado nas buscas feitas pelos usuários. O blog da Matsuda Pet saiu de 0 para exatas 7.626 palavras-chave indexadas no Google.
3. Palavras-chave nas 3 primeiras posições do Google
No entanto, só estar no Google não garante que seu conteúdo ou seu blog será encontrado. É preciso estar entre os primeiros, e para isso, uma estratégia de SEO bem elaborada é fundamental.
Após os esforços do time da Quest, o blog da Matsuda alcançou a primeira página do Google. Atualmente, o blog possui 833 palavras na primeira página e 262 palavras-chave entre as 3 primeiras posições nas buscas.
4. 95 featured snippets conquistados
Muitos consideram a featured snippet o Santo Graal do marketing de conteúdo. Estar na posição zero quer dizer que o Google entende que seu conteúdo é relevante e responde às dúvidas de quem realiza as buscas.
Atualmente, o blog da Matsuda Pet está na posição zero do Google para 95 palavras-chave. Quer ver alguns exemplos? Digite no Google:
“alimentos que cachorro pode comer” , ou
“como dar ração para filhotes”.
No momento, o tráfego do blog da Matsuda Pet equivale a uma economia de aproximadamente R$17,6k reais.
Ou seja, para conseguir levar o mesmo tráfego para o blog através de Google Ads, a Matsuda precisaria investir R$17.000 (dezessete mil reais) mensais, e hoje, conseguem esses acessos de forma orgânica, sem investir R$1.00 (um real) em anúncios.
Os números não mentem. Com uma estratégia de conteúdo sólida e um time engajado é possível alcançar ótimos resultados.
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