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3 passos para criar um plano de comunicação eficaz

Atualizado: Jul 30

Um plano de comunicação tem a função de orientar as ações de comunicação da sua empresa, e precisa ser feito de acordo com a realidade atual de seus negócios, seu público-alvo e o objetivo a ser alcançado.

Por isso, nesse artigo, vamos mostrar quais são os 3 passos fundamentais para que isso seja feito de uma forma eficaz e que traga reais benefícios para sua marca. Confira!

Passo 1: Entender a sua empresa no mercado atual

Ter um planejamento de comunicação para sua empresa é uma forma de garantir que todas as estratégias seguirão uma linha lógica, com ações que conversam entre si e são feitas pensando em objetivos comuns, resultando em seu sucesso. E para que um plano de comunicação seja eficaz, ele precisa ser feito com base na situação em que a empresa se encontra no momento.

Para isso, é importante fazer uma análise considerando seu posicionamento, os canais utilizados, o tipo de mensagem passada, os públicos com quem a empresa se relaciona, e a imagem que ela tem para cada um desses tipos de consumidores.

Isso tudo pode ser feito por meio de consultas de dados sobre o mercado, estudos do método FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), e também com uma análise SWOT, usada para estudar cenários e embasar a tomada de decisões.

Outras ações importantes também envolvem a realização de pesquisas internas e grupos focais, reuniões de brainstorm junto ao seu time de comunicação, coleta de informações interessantes de outras áreas da empresa para analisar como está sendo a comunicação interna, e a percepção dos seus colaboradores sobre a instituição.

Passo 2: Defina objetivos

O que sua empresa procura? Você só conseguirá bons resultados se souber as respostas dessa pergunta, quais resultados espera e, consequentemente, como chegar até eles.

Para isso, é importante que, antes de tudo, seja feita uma análise do comportamento de empresas que competem pelos mesmos consumidores, e listar quais são as melhores e piores práticas realizadas por elas. Dessa forma, é possível aprender com cada uma dessas ações, e usar esse aprendizado para definir objetivos específicos para o seu negócio.

Em seguida, para definir objetivos, existem algumas metas que vão garantir que sua empresa consiga monitorar e avaliar os resultados das ações, posteriormente. Essas metas são: específicas, mensuráveis, possíveis dentro do tempo e dos recursos disponíveis, e relevantes, considerando o objetivo maior.

Essas metas precisam ser definidas com muita estratégia, e assim, os objetivos podem ser encarados como pontos para se alcançar em seu planejamento, pois as metas são indicadores para você saber que está no caminho certo.

E claro: toda essa comunicação precisa estar alinhada com a empresa como um todo. Ela precisa ser compatível diretamente com sua identidade e posicionamento, e estar de acordo, principalmente, com seus objetivos.

Passo 3: Conte com profissionais da área

O plano de comunicação é uma atividade de extrema importância para uma empresa, pois representa toda a imagem, a reputação e a credibilidade da marca. Por isso, precisa estar nas mãos de pessoas que não apenas saberão conduzi-la com responsabilidade, mas que também consigam gerar resultados a partir dela.

A realização e o monitoramento de um plano de comunicação devem ser feitos ao longo de todo o processo, e para isso, é muito importante que você conte com profissionais da área para ajudá-lo nesse trabalho.

A Quest conta com uma equipe especializada que envolve departamentos de planejamento, atendimento, Business Intelligence, criação e produção, que juntos, trabalham para desenvolver e manter um plano de comunicação sempre atualizado e eficiente.

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